quarta-feira, 25 de novembro de 2009


O professor e os desafios de educar na era digital

Maria Amélia Alves Pimentel

Nas últimas décadas observamos o vertiginoso desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação. Com o advento das tecnologias digitais vemos como a troca de informação tornou-se globalizada e em tempo real quando ligadas à internet. A internet, também possibilitou a comunicação instantânea e agora integrada, a telefones móveis e a notebooks a mobilidade total já é uma realidade, ou seja, o mundo e as pessoas do mundo todo ao alcance de um click.
Diante de tudo isso, o acesso à informação torna-se universal, não havendo mais fronteiras. A internet com seus conteúdos quase infinitos abre a oportunidade para pesquisas, troca de informações, publicações de conteúdos, compartilhamento de arquivos, entre outros, o que nos permite o acesso livre a um conhecimento livre e livre também a sua divulgação. Com ferramentas como a Wikipédia, não só podemos acessar a maior enciclopédia já feita, como também contribuir para construí-la. No mundo digital, o sujeito não é passivo, mas extremamente participativo e colaborativo.
Portanto, na educação, o uso dessas tecnologias, com caráter educacional, contribui para formar indivíduos autônomos e produtores de conhecimento. O educador deve então utilizar os recursos digitais para aperfeiçoar seu trabalho visando o aprendizado do aluno e também inserindo o mesmo nesse mundo digital cada vez mais mutante. O aluno também tem que estar a par de que as mudanças nesse meio é muito frequente e que estudar já não restringe-se mais aos bancos escolares e tornou-se um ato contínuo.
O professor, no entanto, não deve ver a tecnologia como um fim, mas um meio do educando atingir o conhecimento e aprender que o mundo digital não se resume ao entretenimento, mas é também uma ferramenta poderosa para expandir seu conhecimento e participar ativamente de sua construção.
Os computadores ligados em rede com o mundo abriu os horizontes para uma série de atividades antes dispendiosas de tempo que agora, através de e-mails, telefones ligados à internet, derruba barreiras e nos liga abertamente e até gratuitamente com quem você quiser. Nesse contexto o professor vê-se diante de inúmeras possibilidades que poderá utilizar na sua prática, principalmente diante do desafio de lidar com crianças muitas vezes já íntimas da tecnologia e que não vê sentido nas aulas, ou seja, o nativo digital requer da educação novas atitudes diante do conhecimento.
Entrando no mundo digital e aprendendo a utilizar as ferramentas que essa tecnologia nos oferece, como compartilhar, pesquisar, publicar conteúdos próprios em vários formatos de arquivo, inclusive vídeos, trás para a prática pedagógica uma metodologia que atrai e instrui essa massa de atuais e futuros nativos digitais. Coloca a escola em consonância com as novas exigências do mundo moderno e do que será exigido dos educandos em suas investidas no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário